Os Babysteps – Parte 2

Oi Gente!

Quem não viu o primeiro post sobre Babysteps, acho melhor dá uma passadinha lá antes, ok?  😉

Quem já começou me conta: Estão conseguindo fazer os babysteps até aqui? Vamos continuar?

Dia 08 – Se você vem fazendo todos os babysteps anteriores, você tem sido Fly por uma semana!!! Então agora chegou uma das partes que eu achei mais legal de fazer: pegar um fichário e folhas para começar o Control Journal. Apesar do nome, não é nada complicado. É hora de fazer uma espécie de “diário de controle”. Se você quiser comprar um fichário lindo e papéis de coração, pode! Mas se você já tiver um fichário em casa, que está sem utilidade nenhuma, também pode. Se quiser fazer num caderno…também pode!! O importante é começar a anotar tudo num único lugar. A sugestão do fichário é porque com o tempo algumas coisas podem mudar, e você vai estar sempre incluindo novas folhas e tirando outras.

Lembra que o quarto passo era anotar tudo que estava fazendo? Agora você já tem onde guardar as anotações.

Pra começar, vamos pensar no que você fez durante essa semana. Se você fosse colocar isso em forma de rotina, como seria? Uma rotina matinal, por exemplo:

  • Acordou
  • Tomou banho
  • Preparou o café
  • Tomou café
  • Brilhou a pia (!)
  • Será que conseguiu apagar um hot spot por 2 min? Se sim, inclui na rotina. Se não, mas quer colocar como objetivo, anota!
  • Levou o lixo para fora

Isso é um exemplo, tá? Agora faz a mesma coisa pra rotina noturna. Lembra de incluir os babysteps (brilhar a pia, separar as roupas do dia seguinte, se livrar de um hot spot por 2 min).

Não busquem perfeição. Apenas façam. Lembrem que é melhor feito do que perfeito. Agora é só um rascunho. Depois você revisa e melhora o que achar que não está bom. Farei um post só sobre o CJ para trocarmos ideias, ok?

Dia 09 – Declutter (destralhe). Lembra quando eu falei que tralha não se organiza? Então, chegou a hora de começar. Essa é a ferramenta mais importante do sistema. Antes de fazer a limpeza detalhada de um cômodo (falaremos sobre isso mais pra frente) precisamos fazer o declutter. Pegue uma caixa/sacola para descarte e outra para doação, escolha um local específico do cômodo (um armário, uma gaveta) e comece a organizar. O que não serve vai para o lixo, o que serve, mas não para você, pode ir para doação, e, finalmente, guarde no lugar correto o que ainda for útil e/ou importante para você. Mas não é para destralhar a casa toda de uma vez, hein? Vamos com calma.

Dia 10 – Você pode fazer qualquer coisa em 15 minutos. Também já falamos sobre isso no link aí de cima. Vamos praticar. Lembrem-se que cada babystep deve virar um hábito. Daqui pra frente, sempre que houver necessidade, liga o timer! Principalmente para o declutter.

Dia 11 – Adicione uma página de inspiração no seu CJ. Isso é muito bom. Começar o dia ledo frases motivacionais e inspiradoras. Uma pesquisa rápida no google e você terá milhares de frases. Copie as que mais lhe motivam.

Dia 12 – Apague as mensagens antigas. Esse passo é para quem já está inscrito em algum grupo de e-mail ou whatsapp. Não se preocupe em guardar tudo que mandam. O sistema é cíclico e todo dia chegam mensagens com orientações para aquele dia. Além do mais você deve sempre seguir em frente. O que passou não importa. Comece daqui pra frente.

Dia 13 – Faça a missão do dia. No sistema FlyLady a casa é dividida em 05 zonas. Trabalhamos em cada uma delas durante uma semana. E para cada dia da semana é proposta uma missão. Então, por exemplo, na semana 01 do mês trabalhamos na zona 01 – Varanda, entrada, sala de jantar/copa. Nela faremos a limpeza detalhada ao longo da semana e a uma missão por dia. Nada de desespero. Antes do dia 13 explicarei melhor esse passo.

Dia 14 – Organize sua agenda. Aqui não estamos falando do CJ. Estamos falando de uma agenda para você anotar seus compromissos diários, suas consultas já marcadas, os eventos da escola dos filhos, a data de pagamento daquela conta, os aniversários, etc. Você pode também anotar na agenda seus compromissos de FlyLady. Cada um sabe como funciona melhor. O importante aqui é você ter controle dos eventos que virão ao longo da semana para se programar, para não deixar passar uma data importante e se sentir frustrada depois.

E assim chegaremos ao final da segunda semana. Conta aqui como está sendo. Está tranquilo ou está tendo dificuldades? Vamos juntas que fica mais fácil.

Beijos e até breve!

Anúncios

Publicado por

Mamãe Fly

Sou mãe de uma linda menina de 7 anos, sou virginiana, trabalho fora 8h por dia e sonho em ter uma casa organizada e tempo pra aproveitar a vida com as pessoas que eu amo.

7 thoughts on “Os Babysteps – Parte 2”

  1. O declutter também dura 15 minutos? Todas as atividades do FlyLady sempre dura 15minutos?
    Minha dúvida é se um determinado nicho seja uma gaveta ou um armário esteja tão abarrotado que para destralha-lo precisemos de mais tempo, tipo um hora…mesmo assim interrompemos em 15 minutos?

    Beijão ;-*****

    Curtir

  2. O declutter deve ser feito em blocos de 15 minutos. Quantos forem necessários para destralhar totalmente o cômodo. O importante de marcar os 15 minutos é que, além de você focar exclusivamente naquilo durante esse tempo, se precisar parar não vai deixar uma bagunça maior ainda. Entendeu?
    Falamos tanto nos 15 minutos porque uma das diretrizes do sistema é que você pode fazer qualquer coisa em 15 minutos. Mas nem tudo no FlyLady dura 15 min. A benção do lar deve ser feita em, aproximadamente, 1 hora. Os hot spots devem ser trabalhados durante 2 min. 😉
    Beijos

    Curtir

  3. Declutter… dessa parte eu gosto, vivo fazendo isso aos poucos… não guardamos o que não usamos… a parte boa dessa história é que Roger também pensa assim e Mári estamos colocando nos eixos. Então acaba que conseguimos destralhar facilmente. Agora na mudança consegui fazer Mári ajudar a escolher os brinquedos que ia levar. Tirei até foto de tudo que ela resolveu se livrar (doar). Fiquei super feliz e com menos tralha, é claro.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s