Como montar seu Control Journal

Oi gente!

Como prometido, vamos falar um pouco sobre o Control Journal.

Antes de qualquer coisa é bom que fique claro que o CJ não precisa nem deve ser feito em um dia só. Você vai construí-lo à medida que for estabelecendo as rotinas da sua casa. Essa é a função dele: reunir tudo que se refere à organização do seu lar. Na medida em que você for avançando no sistema, vai inserindo coisas novas.

A FlyLady estabeleceu 15 passos para você construir o seu CJ:

  1. Separar o material (canetas, fichário, papel, caderno, adesivos, divisórias, etc);
  2. Separar as divisórias (Rotinas, listas detalhadas, plano semanal, receitas preferidas, listas de compras, contatos importantes, informações pessoais…);
  3. Anotar a rotina noturna;
  4. Anotar a rotina matinal;
  5. Anotar a bênção do lar;
  6. Listas de limpeza detalhada das zonas;
  7. Fazer um inventário da despensa;
  8. Montar um cardápio semanal e a lista de compras;
  9. Anotar lembretes, eventos, rotinas da família;
  10. Lista fixa de supermercado;
  11. Plano semanal;
  12. Página de endereços;
  13. Ferramentas do FlyLady (Limpeza de emergência, Plano de vôo, dicas, etc);
  14. Incluir divisórias mensais com calendário para anotar hábito do mês, datas importantes, aniversários, consultas, etc;
  15. Lista de emergência (telefones de emergência, médicos, plano de saúde, farmácia 24h, etc.).

O meu CJ está em fase de revisão e transição. Revisão porque é sempre importante a gente dar uma atualizada, principalmente nas rotinas, e porque eu tinha feito ele anos atrás quando ainda era casada. Hoje moro em outra casa (o que altera todas as listas de limpeza detalhada) e minhas rotinas estão bem diferentes. E transição porque eu estou usando um aplicativo de celular para colocar tudo nele. Assim eu atualizo uma vez por semana quais serão as missões e uma vez por mês o hábito que estamos trabalhando. Todo dia eu recebo lembrete de tudo que eu tenho que fazer. Estou achando mais prático. Se vocês quiserem eu mostro aqui como está ficando.

Mas o que tem no meu CJ? Na primeira divisória eu coloquei os babysteps, os mandamentos das Flies e uma página de inspiração. Depois eu coloquei minhas rotinas matinal e noturna, que ainda estão de lápis porque estão sempre sofrendo ajustes.

Depois coloquei o plano semanal e junto com ele, listas de cada “tema” (a bênção do lar, minha lista de procrastinação, o que eu gostaria de fazer de mimo pra mim, etc). Se você não está entendendo, não se preocupe. Vai ficar mais claro quando você ler sobre o plano semanal. Em seguida estão minhas listas de limpeza detalhada, baseadas no modelo das Flies, mas adaptadas para minha casa.

Também fiz uma lista de compras mensal e outra semanal baseadas na dieta que minha nutricionista passou. Como ela é bem rígida e com pouca variação, foi fácil montar essas listas. Só precisei acrescentar os lanchinhos da pequena. Mas para quem gosta (e pode) variar, a sugestão é montar um cardápio semanal antes de fazer a lista de compras. A parte de material de limpeza e higiene pessoal não varia muito, então dá para manter uma lista fixa. Quem tem despensa deve fazer um inventário para evitar desperdício.

Por fim, coloquei uma divisória para telefones importantes, especialmente farmácia 24 horas, e uma para dicas onde eu anoto as receitinhas caseiras de limpeza que as meninas compartilham.

Esta é a situação atual do meu CJ. Tenho um caderno de receitas lindo que minha pequena me deu de dia das mães, então prefiro manter. E a parte de calendário e agenda prefiro usar no celular.

E vocês já começaram a montar o Control Journal? Lembrem-se de deixar o perfeccionismo de lado. Comecem com um rascunho. O importante é começar!

Beijos e até breve!

Publicado por

Mamãe Fly

Sou mãe de uma linda menina de 7 anos, sou virginiana, trabalho fora 8h por dia e sonho em ter uma casa organizada e tempo pra aproveitar a vida com as pessoas que eu amo.

5 comentários em “Como montar seu Control Journal”

  1. O CJ é parecido com um planejamento estratégico. Correto?
    Qual o aplicativo que você usa para fazer seu CJ?
    Benção do lar? Estava em alguma post que acabei não lendo?

    Te adoro muito ;-******

    Curtir

    1. Eu uso meu CJ como uma “memória auxiliar”, mas não como agenda. Ele fica em casa e eu consulto as informações que estão lá esporadicamente. Não faço planejamento algum nele. Mas há quem coloque tudo nele. Você pode fazer as adaptações que achar conveniente.
      Atualmente estou usando o aplicativo Wunderlist, mas procuro manter o fichário atualizado. Nesse aplicativo eu crio minhas listas e os alertas para as datas em que tenho que fazê-las. Depois que falarmos sobre todos os passos, ficará mais fácil de mostrar como uso o aplicativo.
      Você perder algum post, João? Acho difícil! Rsrsrsrsr. Meu leitor mais fiel. Já vamos falar sobre a benção do lar, ok?
      Beijos

      Curtir

Deixe um comentário

