Plano Semanal

Oi gente!

Assim como no relacionamento marido-mulher ou na educação dos filhos, quando o assunto é organização da casa não há receita de bolo. O método nos dá as orientações necessárias para mantermos nossa casa organizada sem sacrificarmos o tempo com a família e sem nos sentirmos sobrecarregadas. Mas para isso temos que adaptá-lo a nossa realidade. Precisamos considerar o tempo que temos disponível para essas atividades, o tamanho da nossa casa, nosso ritmo de trabalho, de quais equipamentos nós dispomos (aspirador de pó, mop, máquina de lavar roupas ou pratos, etc.) e até mesmo nossa habilidade para os trabalhos domésticos.

No sistema Flylady a semana é dividida em “temas”, digamos assim. Para cada dia da semana existem tarefas pré-definidas, dessa forma:

  • Segunda-feira: Abençoar o lar
  • Terça-feira: Mimo
  • Quarta-feira: Anti-procrastinação e geladeira
  • Quinta-feira: Pendências de rua
  • Sexta-feira: Declutter e namoro
  • Sábado: Dia em família
  • Domingo: Renovar o espírito

Isso é uma sugestão. Não é uma regra rígida que tem que ser seguida a qualquer custo. Pra mim, nem sempre funciona do jeito que está aí. Mas vamos de um por um. Mais uma vez vamos recorrer às lindas figurinhas da Fly Aninha do blog Casa Fly.

01 SEGUNDA

Abençoar o lar significa deixar a casa em ordem para começar bem a semana. Mas cada um precisa adaptar isso à sua realidade. Por exemplo, vou comparar minha situação com a da minha mãe (uma fly baby também, uhuu!!!). Eu moro num apartamento com menos de 60m² e ela num com mais de 200m². Vocês acham que nós duas vamos levar o mesmo tempo para abençoar o lar? Nunca! Neste caso a sugestão para ela é dividir a bênção do lar ao longo da semana. São sete tarefas. Ela pode fazer uma a cada dia. Outro exemplo, abençoar o lar na segunda é complicado pra mim quando minha filha está comigo porque preciso sair muito cedo de casa, então deixo pra fazer no sábado. Mas reparem que se você realmente leva 10 minutos pra cada tarefa, serão 70 minutos e fim. Não vai comprometer seu dia e sua casa vai estar em ordem.

02 TERÇADia do mimo. Toda terça-feira a FlyLady deve reservar um tempo para si e fazer um mimo. Pode ser um cuidado especial (unhas, cabelo, massagem, depilação), pode ser um presente que você estava querendo se dar a um bom tempo, pode ser assistir um filme ou uma série que você goste muito, ou sair pra tomar um sorvete com uma amiga (tem gente me devendo! Rsrsrsrs). Reserve um tempo pra você. Até isso tem que virar hábito. A gente precisa se cuidar. Não adianta cuidar de marido, filhos, casa e ficar entregue às moscas. Se não der na terça, em outro dia. Mas tenha seu momento. Se não pode todo dia, pelo menos uma vez na semana.

03 QUARTADia anti-procrastinação é o dia pra você fazer alguma coisa que precisa fazer, mas está adiando há muito tempo. A recomendação é que você faça uma lista com tudo que está pendente. Tudo mesmo. Do mais simples ao mais complexo. Pode ser um reparo em uma roupa, marcar uma consulta, chamar o encanador, levar um equipamento para consertar, etc. Toda quarta você vai lá na lista e escolhe uma coisa para fazer e riscar. É tão bom ver a lista diminuindo. Na minha lista eu coloquei observações para saber se aquela pendencia dependia de alguma coisa, como dinheiro por exemplo. Hoje lá só tem esse tipo de pendência, rsrsrsrs.

Na quarta também você dever dar uma organizada na geladeira e no armário para ver o que está faltando. Faça uma lista. Aproveite e anote tudo o que você precisa resolver na rua porque amanhã é o dia. Precisa comprar algum remédio, ou passar no armarinho? Anote tudo.

04 QUINTANa quinta-feira a FlyLady vai resolver as Pendências de Rua. Embora esse sistema tenha sido desenvolvido para mulheres que trabalham em casa, eu acho muito prático tentar resolver tudo num dia só. No meu caso, vou ter que resolver na hora do almoço ou a noite antes de ir pra casa. Imagina cada dia eu me lembrar de uma pendência. Um dia uso meu horário de almoço pra ir comprar o presente de aniversário do coleguinha da pequena. No outro, eu lembro que preciso ir ao supermercado ou farmácia, e assim eu acabo sobrecarregada. Vou usar meu tempo de descanso para resolver pequenas coisas que poderiam ter sido resolvidas numa saída só. Não significa que a quinta é o dia ideal, mas é bom eleger um dia pra isso.

Sexta-feira é o dia de dar uma geral (ou fazer o declutter) no carro (tirar o que ficou esquecido lá durante a semana), na bolsa (papeis inúteis, notas de cartão, e o que mais não precisa estar na bolsa) e na mesa de trabalho, para encontrar tudo arrumadinho na segunda e começar a semana mais animada.
05 SEXTA - DIA       05 SEXTA - NOITE

Na sexta também aproveitamos pra programar alguma coisa especial pra fazer a noite com o marido ou com o namorado. Afinal, no meio dessa correria, precisamos manter a chama acesa, rsrsrsrs. Quem está solteira, aproveita pra assistir um filme legal ou sair com amigos. Curta a noite porque amanhã é sábado!

06 SABADONo sábado, nada de faxina! Vamos fazer alguma coisa que ficou pendente durante a semana, mas sem ocupar o dia todo. Hoje é dia de aproveitar com a família. Pode pegar uma praia, ou ir ao cinema, ao parque, ou ficar em casa mesmo, mas fazendo alguma programação que envolva todo mundo. Quem tem filho pequeno, como eu, senta no chão e vai brincar de boneca, de carrinho. Esse é um tempo precioso. Quantas horas por dia você passa com seu filho durante a semana? Eu mesma passo pouquíssimo. No final de semana tenho que aproveitar mesmo.

07 DOMINGO

E finalmente o domingo. Dia de renovar o espírito. Dia de ir à igreja, ou fazer uma meditação, ou ler um bom livro, ou tomar um banho daqueles bem demorados. Dia de fazer alguma coisa que renove suas energias, que lhe recarregue para começar bem a semana, afinal, amanhã é segunda!

Ajuste o plano semanal para as suas necessidades e veja como é bom ter uma diretriz para cumprir tudo o que precisa ser feito em casa. Mas não esqueça dos babysteps!

Agora me contem o que achou do Plano semanal. Essa divisão fica boa para você ou precisaria de algumas adaptações?

Beijos e até breve!

Publicado por

Mamãe Fly

Sou mãe de uma linda menina de 7 anos, sou virginiana, trabalho fora 8h por dia e sonho em ter uma casa organizada e tempo pra aproveitar a vida com as pessoas que eu amo.

14 thoughts on “Plano Semanal”

  1. Gostei muito,

    Acho que os dias de cada atividade é preciso dar uma adaptada, pois quando temos trabalho, curso e faculdade como eu precisamos pensar em deixar a casa organizada e limpa de uma forma que seja possível e que não prejudique o tempo para estudar, namorar e com a família.

    Um beijão ;-***

    Curtir

  2. Gostei e vesti a carapuça! rsrsrs Vamos marcar sim esse momento das amigas o quanto antes!
    Concordo com João, algumas atividades precisam ser adaptadas, porque com minha pequena o tempo é curto até pra tomar banho. Ainda está na fase da dedicação exclusiva. Quem sabe eu consiga ser uma fly baby quando ela ficar maiorzinha… Enquanto não consigo, vou tentando colocar em prática uma ou outra dica daqui.
    Beijo

    Curtir

  3. Só quero ver qual vai ser o dia de terça que o mimo será almoçar comigo, rsrsrsrs. Mas gostei muito desse post, acho que se enquadra direitinho na minha rotina, exceto a quinta para sair e resolver coisas… quando a gente trabalha sempre é mais difícil, mas nada que não se ajuste.

    Curtido por 1 pessoa

  4. O plano semanal, como tudo no sistema, é uma sugestão e precisa de adaptações. Mas, não é legal definir um dia pra cada coisa? A gente se organiza melhor e evita surpresas ao longo da semana.
    João, eu acho muitíssimo importante ter tempo pra namorar!
    Tarci vestiu a carapuça, não foi? Muito bem! Vamos marcar, então.
    Mônica, a distância é um fator limitante, mas podemos combinar de ligar uma pra outra no dia do mimo 🙂
    Beijos meus queridos. E obrigada pelo apoio!

    Curtir

Deixe um comentário

